top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Revogado Estado de Atenção sobre situação hídrica no Espírito Santo



Revogação do Estado de Alerta, foi devido às chuvas ocorridas no fim de dezembro e neste mês janeiro


Devido à normalização na vazão dos principais rios e cursos d’água de domínio do Espírito Santo, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) revogou a Resolução do Estado de Alerta sobre a situação hídrica.

A Resolução 001/2024 sobre a revogação do Estado de Alerta, publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (31), recomenda também que a população faça uso racional dos recursos hídricos e adote medidas para a redução do consumo de água.


O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, explica que a revogação do Estado de Alerta é devido às chuvas ocorridas no fim do último mês de dezembro e durante este mês janeiro, que foram suficientes para aumentar as vazões dos rios, possibilitando o restabelecimento dos usos dos recursos hídricos sem as restrições do Estado de Alerta.

“Os dados de monitoramento mostraram consistência na recuperação das vazões, mas a Agerh e os órgãos integrantes do sistema Alerta ES continuam acompanhando e monitorando a situação hidrológica. É importante também ressaltar as recomendações para uso racional e sustentável da água”, acrescenta Fabio Ahnert.


A Agência declarou no dia 08 de dezembro, Estado de Alerta, com uma série de recomendações e restrições para os diversos setores usuários da água, como as indústrias, companhias públicas e privadas de saneamento, e serviços autônomos municipais de água e esgoto, agricultura, órgãos licenciadores, entre outros.

A Agerh e as instituições integrantes do Sistema Alerta ES continuam acompanhando a situação hidrológica em todo o Estado e a Agência poderá estabelecer outras medidas de acordo com a condição hídrica.


Para ter acesso à resolução 001/2024 na íntegra clique aqui.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page