top of page


Um Projeto John Deere

SOBRE O PROJETO:

A Fazenda do Futuro é uma fazenda - modelo para mostrar como a tecnologia pode impulsionar a produtividade.

A FAZENDA  
Localizada em Minas Gerais, no município de Tupaciguara, a Fazenda Alvorada é considerada uma das mais tecnológicas do Brasil.

 

Fundada em 1983, a propriedade já nasceu com o olhar na tecnologia.

 

Atualmente conta com agricultura de precisão, telemetria nos pivôs de irrigação e nas máquinas agrícolas, além de conectividade na operação.
 

PLANEJAMENTO
O planejamento é o fator chave para o sucesso no agronegócio. A agricultura é uma atividade complexa e envolve muitos aspectos.

 

A capacidade de pensar antecipadamente e programar cada detalhe faz toda a diferença no resultado.

PREPARO

No Brasil, antes de produzir grãos, o produtor rural precisa ser um construtor de solos. Preparar a terra para receber a cultura, aliando ferramentas e tecnologia, contribui no rendimento da lavoura.

 

PLANTIO

O plantio é uma das principais etapas na produção de grãos. A qualidade dessa operação é determinante para uma boa produtividade na colheita.

PULVERIZAÇÃO

O potencial produtivo da lavoura depende da capacidade de proteção contra as ameaças. Pragas e doenças devem ser evitadas com um bom tratamento da cultura. A qualidade da pulverização é o que vai garantir bons resultados.

 

COLHEITA

A colheita é a celebração de um trabalho bem feito. Extrair a total capacidade do grão a cada safra é o grande desafio.

VANTAGENS FUTURE FARMING

 

     ACOMPANHAR O TEMPO DE OPERAÇÃO DA MÁQUINA

Avaliar o tempo de operação da máquina é importante para identificar os períodos do dia com maior utilização da máquina, identificar se os operadores estão cumprindo a jornada programada, identificar e corrigir possíveis ajustes no planejamento do dia a dia, como logística, insumo, etc.

   

 MONITORAR O TEMPO DE MOTOR OCIOSO (MARCHA LENTA)

Uma das maiores oportunidades de economizar está em controlar a quantidade de horas que máquina está ligada, consumindo combustível enquanto não está produzindo. Minimizar o número de horas em marcha lenta, além de reduzir o consumo de combustível, ajuda na redução do desgaste dos componentes a longo prazo. 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO DA MANUTENÇÃO E ACOMPANHAMENTO

DE ALERTAS DURANTE A OPERAÇÃO

 

 

 

 

A gestão das manutenções do dia a dia e também das manutenções programadas é muito simplificada através da conectividade e do Gestor de Manutenção. Além disso, qualquer falha não programada pode ser identificada de forma proativa através dos alertas que a máquina gera, os quais chegam no celular em tempo real (ao gestor e aos funcionários da fazenda), e também para o concessionário através do CSC - Centro de Suporte Conectado.

 

 

 


 

 

MONITORAR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O consumo de combustível é um dos principais componentes do custo operacional Acompanhar o consumo por hora da máquina em tempo real é possível e faz toda a diferença na gestão da operação. Inclusive, isso pode se feito sem a necessidade de aguardar o apontamento do abastecimento em campo, ou na base da fazenda. A máquina controla o consumo e informa diretamente na plataforma do Operations Center.
 



 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

CERTIFICAR QUE A OPERAÇÃO DO MOTOR ESTÁ CORRETA

Será que o motor da máquina está sendo usado da maneira certa? Existem alguns indicadores para detectar isso, tais como a rotação, o fator de carga, o consumo de combustível, as temperaturas do óleo e do líquido de arrefecimento. Tudo isso facilita muito na hora de orientar o operador a conduzir a máquina com o menor consumo possível, entregando a mesma potência e força para o trabalho em campo, preservando a vida útil da máquina e gerando muita economia.

 

VANTAGENS: GESTÃO DA OPERAÇÃO

ACOMPANHAR A LOCALIZAÇÃO EXATA DE CADA EQUIPAMENTO

Através do JD-Link é possível acompanhar em tempo real onde cada máquina está. Isso permite acompanhar em qual talhão da fazenda está trabalhando, ou se está em deslocamento de uma área para a outra. Além disso, uma grande vantagem é poder realizar o planejamento logístico da fazenda, reduzindo tempos de deslocamento, otimizando o abastecimento de insumos e reduzindo paradas operacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monitorar velocidade, taxa e volume de insumos em todas operações ( preparo, plantio, pulverização e colheita).

Todos os parâmetros de execução das tarefas na lavoura podem ser acompanhados em tempo real. Por exemplo, no plantio e na pulverização a velocidade de trabalho e as taxas de aplicação de insumos são fundamentais para garantir a qualidade do trabalho. Com a tecnologia, é possível acompanhar esses parâmetros em tempo real, avaliando se tudo está dentro do recomendado, e quando necessário, realizar correções junto aos operadores. 

Além disso, com os mapas de execução das operações, é possível correlacionar os parâmetros como a velocidade, taxa de aplicação desejada x realizada, e assim assegurar que a qualidade do trabalho realizado será sempre o melhor.

Outra grande vantagem, é que todos esses dados são armazenados e podem ser utilizados para o planejamento das próximas safras. 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos grandes fatores do dimensionamento da frota, e do planejamento agrícola é a capacidade operacional de hectares trabalhados por hora/dia. Monitorar a execução da área trabalhada diariamente é fundamental para aproveitar ao máximo as melhores janelas de plantio, pulverização e colheita. Isso permite ainda ter uma perspectiva da produtividade da equipe da fazenda.

 

 

 

 

As fases do plantio e da pulverização são as mais críticas para o produtor. Afinal ele precisa ter certeza que a semente e os insumos foram aplicados no local certo, na hora certa, na quantidade certa. Uma falha ou sobreposição nesses momentos significam retrabalho e perdas.

Ao acompanhar a execução das tarefas em tempo real, os dados asseguram que os operadores e as máquinas estão realizando as tarefas conforme o planejado.

Qualquer ponto fora da curva, é possível identificar e fazer as correções de forma imediata, sem precisar esperar as plantas emergirem ou os resultados da aplicação não terem o efeito desejado. Isso certamente dá mais segurança ao produtor e traz resultados melhores de produtividade no final do ciclo.

 

 

 

GESTÃO AGRONÔMICA 

MONITORAR A APLICAÇÃO DAS TAXAS CORRETAS 

NA APLICAÇÃO ( FERTILIZANTES, DEFENSIVOS, ETC)

 

Os dados permitem analisar a qualidade da aplicação de fertilizantes e defensivos. 

Isso é fundamental para garantir que as aplicações foram realizadas conforme o planejamento nas taxas corretas. Caso, conheça algum desvio, é possível intervir para regular todo o sistema à medida que a operação acontece, além de ter toda a documentação necessária para gestão as áreas de manejo e comparação de custos, produtividade e rentabilidade em cada palmo de chão da fazenda.

Alguns exemplos chave realizados na Fazenda do Futuro:

  1. Análise da qualidade do plantio e da população de sementes: O mapa de plantio foi visualizado em tempo real com a ferramenta Connect Mobile, assegurando que a população de sementes por hectare estava correta;
    .

  2. Análise da qualidade da pulverização: Foi acompanhado a execução da pulverização em tempo real para evitar falhas e sobreposições na aplicação. A máquina foi ajustada para realizar a atividade conforme o planejado, e com o acompanhamento em tempo real nenhum desvio foi identificado. Se algo acontecesse, seria possível ajustar e corrigir a operação, sem causar prejuízos na lavoura;
    .

  3. O uso do adubo estava na dose correta? Com o mapa de aplicação foi possível saber exatamente a quantidade de fertilizantes e corretivos aplicados na área e, qual foi a taxa média, evitando surpresas no final da tarefa;
    .

  4. A avaliação da produtividade da lavoura ao longo de todo talhão pode fazer a diferença, pois conforme oscila a produtividade nas diversas zonas de manejo e solo, o produtor pode fazer a gestão das zonas de manejo dentro da propriedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GESTÃO AGRONÔMICA 

OBTER MAPAS DE PRODUTIVIDADE, APLICAÇÃO E PLANTIO

Obter os dados completos da fazenda, como a produtividade em cada talhão, nas diferentes áreas, e poder analisar esses dados fazendo comparativos com as aplicações de fertilizantes, defensivos, taxas de semente, e ainda, podendo correlacionar com outras fontes de dados como análises de solo, imagens NDVI, etc. fará toda a diferença no planejamento dos próximos anos.

Tudo isso é possível na plataforma do Operations Center, que permite fazer toda a gestão dos dados, e além disso, aproveitar softwares de parceiros conectados, uma vez que a plataforma é aberta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





TUDO EM UM SÓ LUGAR:
• Acesse todos os dados operacionais e agronômicos em um mesmo lugar;
• Tenha mais agilidade no gerenciamento da sua fazenda, mesmo estando à distância, o que permite ter mais tempo para outras atividades.

Fale agora com nossos consultores e contrate o
PLANO DE SUPORTE CONECTADO para sua operação: 0800 - 942 - 2961

tempo de maquina.png
marcha lenta.png
gestao da manutencao.png
base operation center.png
mapa da maquina.png
alerta csc.png
utilizacao da maquina.png
localizacao exata.png
monitorar velocidade.png
area trabalhada.png
possiveis falhas.png
avaliacao de produtividade.png
uso adubo.png
mapa de aplicacao fertilizante.png
mapa de semeadura.png
mapa de qualidade.png
mapa aplicacao fert.png
mapa de qualidade aplica.png
mapa fungicida.png
velocidade semeadura.png

CICLO 2020/2021

PLANTIO SOJA.png

ANÁLISE E PLANEJAMENTO 

31/01/2020 A 13/10/2021

As tecnologias disponíveis para os produtores fazerem o planejamento do ano agrícola permitem implementar técnicas de manejo e zoneamento localizados, definindo as práticas agrícolas ao longo do ano para melhorar os resultados da propriedade. 

O mapeamento dos processos da fazenda, desde o dimensionamento da frota até a gestão de cada tarefa e insumos necessários é feito de maneira muito mais ágil e fácil quando a fazenda está conectada, uma vez que é possível enviar os planos de trabalho e mapas diretamente para as máquinas e operadores através do Operations Center.

Além disso, um ponto muito importante é a análise dos dados coletados nos ciclos agrícolas anteriores, como variáveis de solo, diferentes variedades de sementes, químicos e as quantidades que foram aplicadas, dados sobre clima e etc.

Todos esses dados são organizados de forma que tudo esteja em mãos na hora do planejamento, proporcionando assim uma grande vantagem para identificar oportunidades de melhoria, aumentar a eficiência da operação, reduzir custos e o tempo necessário para realizar as tarefas. Isso faz com que o produtor possa se planejar para aproveitar ao máximo as melhores janelas, e atingir índices maiores de produtividade e rentabilidade na lavoura. 

 

Detalhamento do que aconteceu na Fazenda do Futuro

Os mapas agronômicos atuais, tais como de aplicação de calcário e gesso, plantio, aplicação de defensivos e produtividade estão disponíveis em tempo real na plataforma Operations Center. Desta forma, foi possível avaliar os dados e gerar informações para montar o planejamento da

safra seguinte.

                                                                Guilherme Almeida

 

Isso trouxe agilidade e reduziu o custo deste planejamento, pois tudo já estava disponível para acesso na plataforma. Nos anos anteriores, a coleta dos dados era feita de forma manual, onde se fazia necessário coletar os dados em cada máquina, e posteriormente cadastrar os planos de trabalho, novamente de forma manual em cada equipamento. No ano de 2020, todo o planejamento foi realizado no escritório, com a coleta e o envio dos planos de trabalho e prescrições diretamente para as máquinas através do Operations Center.

GUILHERME ALMEIDA.png
campo pivot.png

CICLO 2020/2021

preparo do solo_edited.jpg

Preparo de solo
DE 31/01/2020 A 13/10/2021

Na etapa de preparo do solo, o grande objetivo é trabalhar mais hectares em menos tempo, controlando o consumo de combustível, e aplicando as tecnologias de mapeamento para assegurar que a operação está de acordo com o planejado.

O grande objetivo das tecnologias aplicadas nessa fase é aumentar a produtividade ao preparar o solo e proteger a propriedade contra erosão e degradação. Um bom preparo do solo ajuda no controle da incidência de ervas daninhas, da umidade, da compactação, da estrutura do solo e ainda permite realizar a gestão de resíduos. 

Além disso, o uso de tecnologias de aplicação variável de nutrientes pré-plantio garantem uma melhor consistência do solo.

O plantio de qualidade é o grande segredo para garantir que a lavoura atinja o seu potencial de produtividade.  Com a tecnologia é possível acompanhar em tempo real o desempenho e a execução do plantio, fazendo que o produtor aproveite a melhor janela possível para iniciar e terminar a semeadura.

Também é possível ampliar a produtividade ao usar a tecnologia como aliada para colocar as sementes na profundidade e espaçamento corretos. Isso traz uma grande melhoria na emergência das plantas.

E o mais incrível, tudo isso é configurado facilmente nas máquinas, possibilitando a aplicação do híbrido certo na quantidade certa, e no local certo, reduzindo a sobreposição e a competição entre as plantas.

Enquanto o plantio é executado, o produtor tem em suas mãos o monitoramento completo dos parâmetros críticos de produtividade e pode usar todas essas informações como aliadas para aumentar a produção.

campo pivo 2.png
plantio ciclo 20.png

CICLO 2020/2021

PLANTIO
DE 31/01/2020 A 13/10/2021

O plantio de qualidade é o grande segredo para garantir que a lavoura atinja o seu potencial de produtividade.  Com a tecnologia é possível acompanhar em tempo real o desempenho e a execução do plantio, fazendo que o produtor aproveite a melhor janela possível para iniciar e terminar a semeadura.

Também é possível ampliar a produtividade ao usar a tecnologia como aliada para colocar as sementes na profundidade e espaçamento corretos. Isso traz uma grande melhoria na emergência das plantas.

E o mais incrível, tudo isso é configurado facilmente nas máquinas, possibilitando a aplicação do híbrido certo na quantidade certa, e no local certo, reduzindo a sobreposição e a competição entre as plantas.

Enquanto o plantio é executado, o produtor tem em suas mãos o monitoramento completo dos parâmetros críticos de produtividade e pode usar todas essas informações como aliadas para aumentar a produção.

Detalhamento do que foi feito

O plantio é uma das atividades que requer grande atenção e acompanhamento contínuo, pois é a base da cultura. Durante a safra atual (2020/2021) esta gestão foi realizada em tempo real, mas sem a necessidade de estar na fazenda. Ela foi feita a distância pela plataforma Operations Center no celular.

OPERATIONS CENTER NO CELULAR.png
OPERATIONS CENTER NO CELULAR 02.png
IMAGEM TRATOR CULTURAIS.png

CICLO 2020/2021

TRATOS CULTURAIS
DE 31/01/2020 A 13/10/2021

Na etapa de tratos culturais, o segredo para obter sucesso é ter o equipamento sempre disponível, pronto para trabalhar, e usar a tecnologia para reduzir os custos com insumos.

Os fertilizantes e os químicos aplicados, no local correto, na quantidade recomendada, no momento apropriado são chave para uma pulverização de qualidade.

 

Além disso, a tecnologia permite minimizar os danos na cultura e monitorar o desenvolvimento da lavoura, identificando de forma proativa os focos de infestação. 

pulverizador é o equipamento que mais entra na lavoura, e onde os operadores passam mais horas trabalhando. Aqui a tecnologia de agricultura de precisão e a conectividade fazem toda a diferença, pois boa parte dos investimentos do produtor com tratos culturais serão aplicados com o pulverizador.

IMAGEM TRATOS 01.png
IMAGEM TRATOS 02.png
COLHEITA FUTURE.png

CICLO 2020/2021

COLHEITA
DE 31/01/2020 A 13/10/2021

A colheita é a operação mais aguardada pelo produtor. Garantir uma excelente qualidade de grãos, reduzindo as perdas ao máximo e colher dentro da janela e condições ideais são os grandes objetivos.

Com a tecnologia aplicada, é possível conseguir o melhor desempenho da máquina nas diferentes condições de campo e  culturas, e ao mesmo tempo gerenciando a logística para colheita, ter descargas eficientes, economizar tempo e distribuir uniformemente os resíduos na lavoura.

E o mais incrível, tenha as informações de produtividade e umidade de forma precisa e consistente, em tempo real! Ao final, tenha todos os mapas de produtividade registrados para apoiar as decisões e melhorar os resultados das próximas safras.

IMAGEM COLHEITA 01.png
IMAGEM COLHEITA 02.png
plantio ciclo 20.png

CICLO COMPLETO 2019/2020

ANALISE E PLANEJAMENTO

DE 10/03/2021 A 31/03/202

Antes de modernizar a fazenda, os mapas de produtividade eram coletados via pendrive pela GEAAP que, juntamente com as análises do mapa de fertilidade do solo, criava as zonas de manejo e as diferentes taxas de aplicação de corretivo do solo (gesso, calcário), aplicação de fertilizantes e sementes.

Hoje, este trabalho é facilmente realizado com o ecossistema John Deere, não precisando mais ir até as máquinas para coletar.

Detalhamento do que foi feito

Após a etapa do planejamento, em que foi definido a recomendação agronômica de insumos e sementes a taxa variável, é preciso realizar o treinamento com as equipes envolvidas. A ideia é capacitá-las para o uso completo do ecossistema John Deere – Centro de Operações.

 

                                    Depoimento Estevão (GEAAP)

                   

 

Guilherme, enviei via Centro de Operações as configurações e RX de calagem através do arquivo

acima, chamado “Bruttus_Calagem”. Este é o arquivo que deverá ser aceito no GS4 do Bruttus.”

                                   

                                     Depoimento Guilherme

“Só compartilhando as experiências da semana de trabalho. As fotos acima são do novo mapeamento da Q4 que fizemos com o Drybox guiado pelo RTK.

Enviei pelo monitor ao Centro de Operações e a GEAAP trabalhou os dados para a geração do perímetro já com a pista de borda. Daí, ao recebermos de volta pelo OC no monitor, foi só baixar o Data Manager e já estava tudo pronto. Perfeição. Ficou ótimo”.

CENTRO SUPORTE CSC.png
DEPO GEAP.png
DEPO GUILHERME GEAP.png
MONITOR DEPO.png
preparo do solo_edited.jpg

CICLO COMPLETO 2019/2020

PREPARO DO SOLO

DE 10/03/2021 A 31/03/202

Para manter o padrão de qualidade e eficiência na aplicação dos corretivos de solo (calcário e gesso), a Fazenda Alvorada instalou a controladora Green Star no distribuidor de sólidos, garantindo uma distribuição a taxa variável.

Além disso, conectou o trator 6J com o JDLink, permitindo assim acompanhar toda a operação deste conjunto de maneira remota e em tempo real.

 

                                  

                   

GRUILHERME TRATOR.png
GUILHERME - IMPLEMENTO.png
IMAGEM GUILHERME PIVO 2.png
preparo do solo.png
PLANTIO SOJA.png

CICLO COMPLETO 2019/2020

PLANTIO

DE 10/03/2021 A 31/03/202

 

Durante a etapa de plantio da soja, na safra 2019/2020, logo após a virada de chave da Fazenda Alvorada, foi realizada uma conferência das quantidades de sementes plantadas por metro quadrado.

A ideia era validar se o mapa de plantio mostrado no Operations Center tinha boa taxa de acerto. O resultado é que todas as informações estavam corretas.

“AO FINALIZAR O PLANTIO DO P3 NO SÁBADO À NOITE, FOI POSSÍVEL NOTAR A QUALIDADE DO PLANTIO NO ANALISADOR BETA. PARA CONFIRMAR QUE A MÁQUINA ESTAVA MOSTRANDO NA TELA A DISTRIBUIÇÃO CORRETA DAS SEMENTES, TODOS OS DIAS UM FUNCIONÁRIO DA FAZENDA ALVORADA ACOMPANHAVA O TRABALHO DE MOTO, CONTANDO FISICAMENTE AS SEMENTES NOS PONTOS EM QUE INFORMÁVAMOS A MUDANÇA DE TAXA. MAIS UMA VEZ, TODAS AS INFORMAÇÕES ESTAVAM CERTAS”, DIZ GUILHERME.

 

                                  

                   

SE A POPULAÇÃO DE SEMENTES ESTÁ DISTRIBUÍDA CORRETAMENTE NO SOLO, TEMOS UM BOM NÚMERO. O QUE PRECISAMOS É CONFERIR, EXAUSTIVAMENTE, ATÉ TERMOS CONFIANÇA NA DISTRIBUIÇÃO”, DIZ GUILHERME.

“Guilherme, boa tarde! Em relação ao sincronismo de dados, estamos à disposição para ajudar a fazer as configurações. Gostaria, no entanto, de ressaltar alguns pontos:”

  • Colocarmos os dois tratores ao lado da rede wifi para garantir o melhor sinal possível.

  • Usamos o mesmo cliente, fazenda e talhão, como foi enviado do O.C sabemos que já são iguais.

  • Ligar o sincronismo de dados.

  • Ligar o compartilhamento de dados.

  • Criar o grupo de trabalho.

“AO CHEGAR NA ÁREA E DEIXAR TUDO AINDA MAIS CAPRICHADO, FOI CRIADA UMA PISTA DE PERÍMETRO E A BORDA FICOU PERFEITA, COM O DESLIGAMENTO DE SEÇÃO FUNCIONANDO DA MANEIRA CERTA. AGORA RESTA SABER SE O TEMPO DE RESPOSTA DA PLANTADEIRA FOI COMPATÍVEL, PARA QUE NÃO FIQUEM PEQUENAS FALHAS SEM PLANTAR. FICOU MUITO BOM O FECHAMENTO DO PLANTIO NO O.C, INCLUSIVE O VOLUME TOTAL DE SEMENTE GASTO NA ÁREA FICOU BEM PRÓXIMO DA TAXA ALVO. AGORA É PRECISO PESAR QUANTO SOBROU DE SEMENTE E VER O PMS EXATO, PARA FECHAR ESSA ANÁLISE”, DIZ GUILHERME.

PLANTIO SOJA - IMAGEM SEMENTES.png
PLANTIO SOJA - IMAGEM GEAP.png
PLANTIO SOJA - IMAGEM MONITOR.png
PLANTIO SOJA - IMAGEM 01.png
TRATOS CULTURAIS - PULVERIZACAO.png

CICLO COMPLETO 2019/2020

TRATOS CULTURAIS 

DE 10/03/2021 A 31/03/202

 

   Etapa de Pulverização

“EM RELAÇÃO AO DRYBOX, A QUALIDADE DA DISTRIBUIÇÃO ESTÁ EXCELENTE, É DE IMPRESSIONAR O QUANTO O VOLUME DEMONSTRADO NO GS4 ESTÁ REGISTRANDO COM OS MAPAS, COM A ÁREA E COM O REAL VOLUME FÍSICO, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE PASSAMOS A FAZER AS BORDAS COM A PISTA DE PERÍMETRO”, DIZ GUILHERME. TRATOS.

   Informação do Centro de Soluções Conectadas (CSC) da Maqnelson

 No pulverizador e no distribuidor de sólidos, a sugestão é reduzir gradativamente a   velocidade quando se aproxima das bordaduras, proporcionando melhor aplicação dos   produtos, para que a controladora tenha tempo de ajustar a aplicação. Outra dica é   sempre trabalhar com controle de seção e Autotrac acionados, tentando reduzir o tempo   de  motor ocioso.

 

                                  

                   

 

 

 

Etapa de aplicação de fertilizantes

“COMO COMENTEI, NO PLANTIO E NA FERTILIZAÇÃO OS NOVOS PERÍMETROS REMAPEADOS COM O RTK, EM BASE ABSOLUTA, FICARAM PERFEITOS. ALIÁS, COM A BASE ABSOLUTA, REALMENTE, NÃO PRECISAMOS AJUSTAR NENHUMA PISTA, EM NENHUM DIA NO PLANTIO DOS DOIS PIVÔS. FICOU ÓTIMO!”, DIZ GUILHERME.

  Informação do Centro de Soluções Conectadas (CSC) da Maqnelson

Ao invés de descrever todo o processo, colocar um texto descritivo do valor. A correção da falha foi realizada de forma remota, onde o CSC auxiliou a fazenda na configuração”, diz o Centro de Soluções Conectadas.

Rádio:

Segue o diagnóstico caso o alerta ocorra novamente.

Teste da Seção

Ação: consulte o Teste de Seção no Manual do Operador do Controlador de Taxa GreenStar.

NOTA: Se o tanque da John Deere for preenchido com água limpa, o teste de configuração ou o teste de verificação do fluxo do bico pode ser útil para apontar a válvula inoperante.

Desligue todas as seções. 

Ligue as seções, uma por vez e, acione a válvula de controle. Determine qual válvula está causando o erro 523935.6.

Todas as válvulas estão funcionando corretamente?

Resultado: Sim 

O problema pode ser intermitente. Verifique o código do circuito da seção ou verifique se há curto no solenóide.

NOTA:  Consulte o diagrama e repare o código de circuito da válvula ou o curto-circuito interno da válvula. O acionador do GRC tem saída máxima de 2,5 A. Caso sejam necessários mais de 2,5 A para a válvula, um auxiliar de corrente será necessário.

TRATOS CULTURAIS - 05.png
TRATOS CULTURAIS - PULVERIZACAO - 02.png
TRATOS CULTURAIS - GRANELEIRO.png
TRATOS CULTURAIS - GUILHERME PULVERIZADOR.png
PLANTIO SOJA.png

CICLO COMPLETO 2019/2020

 COLHEITA

DE 10/03/2021 A 31/03/202

 

Em anos anteriores, era comum passar algumas dificuldades por falta de máquinas na colheita. Mas na safra 2019/2020, com a aquisição das máquinas novas e bem calibradas, a colheita foi tranquila, sem surpresas.

   

 

 

                                  

                   

“OLÁ MEUS AMIGOS, BOA TARDE, TUDO BEM? SEGUE ABAIXO A PRODUTIVIDADE MÉDIA REAL ALCANÇADA NO PIVOT 4. COMO SE FAZ O AJUSTE NO O.C.? RESSALTO QUE A PRODUTIVIDADE INDICADA NO GS4, AFERIDO AUTOMATICAMENTE PELAS BALANÇAS NO GRANELEIRO, FOI MUITO PRECISA. VEJAM A MÉDIA CONSOLIDADA NA S780 QUE EU OPERAVA”

A fazenda Alvorada já tinha boas produtividades na soja em suas áreas irrigadas e de sequeiro. No entanto, a partir da safra 2019/2020 foi possível avaliar a qualidade do trabalho realizado em cada uma das etapas do ciclo produtivo. Constatou-se que as operações foram muito bem feitas, com qualidade de trabalho acima de 95%, comprovando que os insumos foram aplicados corretamente, evitando falhas de aplicação e sobreposição, mantendo assim, os patamares de produtividade.

“NAS COLHEITADEIRAS, É SUGERIDO USAR MAIS A FUNÇÃO AUTOTRAC PARA PROPORCIONAR MAIOR CONFORTO AO OPERADOR, REDUZIR O TEMPO DE MOTOR OCIOSO E DIMINUIR TAMBÉM A ROTAÇÃO EM MOTOR OCIOSO PARA 900 RPM E 1600 RPM PARA TRANSPORTE”, DIZ O CENTRO DE SOLUÇÕES CONECTADAS (CSC) DA MAQNELSON.

Considerações Gerais do Centro de Soluções Conectadas

A operação da Fazenda Alvorada é bem feita, isso pode ser evidenciado com a qualidade dos trabalhos realizados desde a aplicação de calcário, aplicação pré-emergente, distribuição de fertilizantes pré-plantio, aplicação de herbicida pós-emergente, aplicação de fertilizante pós plantio, aplicações de inseticida e fungicida, bem como a colheita.

Ou seja, em todas as etapas do ciclo produtivo (planejamento, preparo, plantio, pulverização e colheita), a fazenda vem desempenhando um bom trabalho:

  • Há oportunidades para melhorias, principalmente no ajuste fino das operações, como configurações e calibrações dos equipamentos de agricultura de precisão, de forma que possam entregar um trabalho com qualidade próxima a 100%;

  • Em relação aos dados mecânicos, as máquinas tiveram maior parte de alertas informativos, o alerta vermelho crítico que ocorreu foi relacionado ao filtro de óleo do trator;

  • É sugerido reduzir a rotação de trabalho dos tratores para próximo de 1700 RPM para buscar melhor economia de combustível;

  • Oportunidade de fazer um treinamento operacional com a equipe da fazenda buscando otimização de máquinas.

                      ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL COM AS ORIENTAÇÕES DE OTIMIZAÇÃO DE MÁQUINAS

                                    (FATOR DE CARGA E ROTAÇÃO DO MOTOR PARA O TRATOR 8295R).

Com a redução da rotação e fator de carga sugerido pelo CSO da Maqnelson, o cliente obteve uma redução de 20,5% no consumo de combustível. Logo passou a aplicar isso para todas as demais operações da fazenda, reduzindo o custo operacional.

 

 

 

 

 

GUILHERME COLHEITADEIRA.png
COLHEITADEIRA COLHEITA.png
ALVORADA AREA.png
trator 8r alvorada.png
bottom of page