• Maqnelson John Deere

Projeto Hubtech vai apoiar trabalho de extensionistas e agricultores familiares

Atualizado: 20 de ago.


Imagem: Freepik

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria SAF/Mapa nº 287, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/ Mapa), que institui o Projeto Hubtech da Agricultura Familiar, que trata do desenvolvimento de arranjos institucionais – Hubs Virtuais – como ferramentas capazes de reunir esforços de organizações públicas, privadas e não-governamentais, visando à criação de ambientes virtuais com informações consolidadas de diferentes instituições do Agro Brasileiro, a fim de disponibilizar o conteúdo agropecuário relevante para os extensionistas, agricultores e outros públicos relacionados.


A portaria entra em vigor a partir da data de publicação. O Projeto Hubtech, no âmbito do Programa Ater Digital do Mapa, tem entre os objetivos, sistematizar e disponibilizar tecnologias e conhecimentos das cadeias de valor e outras temáticas relacionadas a técnicos de extensão e produtores, para o fortalecimento da agricultura familiar, além de promover o uso de ferramentas digitais e/ou remotas para organizar e disponibilizar conhecimentos e informações atualizadas para a agricultura familiar em diferentes áreas.


O projeto visa ainda aproximar o universo acadêmico e a extensão rural às unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologias, de forma a contribuir mutuamente para o crescimento do agronegócio.


Os Hubs Virtuais serão implementados por cadeia produtiva e por temas, sob demanda, cuja execução depende da necessidade local e/ou dos parceiros, seja do setor produtivo ou outros.


Todo o conteúdo – dados, cursos, materiais educativos, webinars, entre outros – será disponibilizado de forma contínua na plataforma e servirão de apoio para os Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na forma presencial e remota, aumentando a capilaridade das ações de Ater.


Atualmente, 27 Hubs Virtuais – em estruturação – estão sendo desenvolvidos em 11 estados (Goiás, Tocantins, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso) e no Distrito Federal.


No momento, o Projeto Hubtech conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A portaria publicada também permitirá a adesão de novos parceiros com maior celeridade.


Programa Ater Digital: O Programa Ater Digital tem como objetivo fortalecer e ampliar o Sistema Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, por meio de um modelo inovador de governança, promovendo a ampla utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas ações desenvolvidas pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e do agro brasileiro, ampliando o acesso dos agricultores a serviços modernos, ágeis e eficientes, aumentando a sua competitividade.


Mais informações sobre o Projeto Hubtech podem ser solicitadas junto ao Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DDC) da SAF/ Mapa pelo e-mail :ater.digital@agro.gov.br ou pelos telefones (61) 3276-4675/ 3276-4674.



Por: Idaliana Freitas

com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).



10 visualizações0 comentário