top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Pinheiros - ES recebe o 11º Polo de Agricultura Irrigada do Brasil



Dia histórico em Pinheiros: nasce o Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba.


No dia 25 de outubro de 2023, um marco importante foi alcançado no Brasil: a criação do primeiro polo de agricultura irrigada do Espírito Santo, décimo primeiro do País.

A criação desse polo foi resultado de muito trabalho entre representantes dos setores privado e público.


Depois de 90 dias de abertura do processo visando à criação do polo, por iniciativa do deputado estadual Mazinho dos Anjos, a cidade de Pinheiros sediou a oficina de trabalho que é o último passo antes da publicação do ato do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional oficializando sua criação. Quase 100 pessoas tiveram a oportunidade de apontar os pontos fortes e fracos que impactam diretamente e indiretamente o polo de agricultura irrigada.


O evento foi coordenado pelo presidente da Associação dos Produtores Irrigantes do Espírito Santo (ASSIPES), Thiago Orletti, bem como pelo presidente do Prodnorte, André Sampaio, pelp presidente dos Sindicato dos Produtores Rurais, Érico Patrício Orletti, pelo representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Lineu Neiva, pela representante do Ministério da Irrigação e Desenvolvimento Regional (MIDR), Larissa Oliveira Rego, pela representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, pelo representante da Assembleia Legislativa, José Caldas da Costa, assessor do deputado Mazinho, e pelo representante do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Franco Fioroti.


É importante destacar a participação fundamental dos deputados Mazinho dos Anjos, presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Noroeste e Extremo Norte, e Lucas Scaramussa, da Comissão de Agricultura da Assembleia, que apoiaram a ideia durante todo o processo, fornecendo suporte para o sucesso da criação desse polo e possibilitando que ele represente os 31 municípios da Sudene no Espírito Santo, além de São Roque do Canaã, admitido na oficina.


"Esse polo está nascendo em tempo recorde, um exemplo para o Brasil, graças à união entre os entes privados e públicos", disse Larissa Rego, diretora nacional de Irrigação.

A criação desse décimo primeiro polo de irrigação do Brasil é um grande passo para o desenvolvimento agrícola do Estado e contribuirá para o aumento da produtividade e eficiência no setor. Espera-se que essa iniciativa impulsione a economia local, gere empregos e promova a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.


O futuro desse polo promissor dependerá do envolvimento contínuo e do trabalho conjunto de todas as partes interessadas, garantindo a implementação efetiva das propostas discutidas nas oficinas e o acompanhamento constante do seu desempenho. Com a cooperação entre o setor público e privado, o décimo primeiro polo de irrigação tem potencial para se tornar um exemplo de sucesso e contribuir para o progresso econômico e social do Espírito Santo.

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page