Confira os principais fatos e acontecimentos que impactam o agronegócio no Brasil e no mundo;👇🏻
✅ Governo de Goiás atua na difusão de práticas sustentáveis:
O Governo de Goiás assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para ampliar a área ocupada com sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para garantir a efetivação do projeto, serão identificadas regiões com maior potencial para adoção de ILPF no estado. Diante disso, serão realizadas visitas técnicas e eventos de divulgação, incluindo a capacitação de técnicos de assistência rural, encarregados dos diagnósticos de cada área mapeada.
✅ Cana bate recordes e alcança crescimento expressivo em Minas Gerais:
O setor sucroenergético mineiro tem motivo para comemorar na safra 2023/24, com resultados que apontam um aumento significativo na produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol. A produção de cana atingiu um recorde de 27,5 milhões de toneladas, crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período da safra anterior. A produção de açúcar também teve um desempenho excepcional, atingindo 1,72 milhão de toneladas, um aumento de 15,3%.
✅ Produção de grãos crescera 24,1% em 10 anos:
A produção de grãos no Brasil deverá aumentar 24,1% nos próximos dez anos, chegando perto de 390 milhões de toneladas na safra 2032/2033, com acréscimo de 75,5 milhões de toneladas. É o que aponta o estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33, feito pela Secretaria de Política Agrícola, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) e pela Embrapa. Esse acréscimo corresponde a uma taxa de crescimento de 2,4% ao ano. Soja, milho de segunda safra e algodão devem continuar alavancando o crescimento da produção de grãos.
✅ Frete apresenta queda de preços:
Segundo pesquisa realizada pela Edenred Brasil, o preço médio do frete por quilómetro rodado caiu 5% em junho na comparação com maio. Duas razões principais levaram ao recuo: o período de entressafra do agronegócio e a redução do preço do diesel em todo o território nacional.
✅ Novo calado no Tiplam, na Baixada Santista, aumenta capacidade de exportação:
A projeção nacional de safras recordes de grãos e açúcar e a nova profundidade no canal do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), no porto de Santos, trazem perspectivas otimistas em 2023. O desassoreamento aumentou a capacidade dos berços de exportação, com resultados imediatos. Em consequência disso, no último mês, o terminal atingiu um marco histórico, ao realizar o primeiro embarque de mais de 70 mil toneladas em um único navio, carregado de açúcar, que segue em pico de safra até agosto, no Porto de Santos.
✅ Casos de gripe aviária no Brasil sobem para 68:
O painel de dados para consulta online disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) contabiliza 68 focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) desde a primeira confirmação, ocorrida em 15 de maio. São 66 casos em aves silvestres e dois em aves de subsistência. Outros sete casos estão sendo investigados.
Conteúdo: Conecta Deere
Comentarios