top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Maqnelson e Smart Farm, mais um passo na experiência de valor do cliente

Atualizado: 23 de mai.




Para a safra de soja 23/24, o time Maqnelson identificou oportunidades para explorar mais as tecnologias embarcadas nos equipamentos John Deere. Durante todo o ciclo produtivo foi utilizado o Operations Center para acompanhamento dos trabalhos em campo em tempo real. Enviado o planejador de trabalho para os equipamentos, recurso que possibilita reduzir o tempo de preparação das operações no campo em até 90%. 


No plantio foi realizado a demonstração do conjunto 8400R + DB40 com a tecnologia ExactEMergeTM, que entrega maior precisão na deposição de sementes, maior capacidade operacional e também utilizado a Automação de Manobra. Já durante os tratos culturais foi utilizado o pulverizador M4030 com o ExactApplyTM em sua plenitude, o que permite cobrir mais hectares por hora devido ao controle do tamanho de gota em velocidades mais altas.


Para concluir o fechamento da primeira safra foi utilizado a colheitadeira S760 com tecnologia Combine AdvisorTM , que possui um pacote de opcionais com 7 recursos de automação que ajudam o operador a definir e otimizar a colheitadeira para manter a meta de desempenho à medida que as condições mudam, esta máquina vem com o monitor G5 que possui um processamento maior para armazenar dados além de ter uma tela 35% maior comparada a tela do GEN4, isso permite que o operador tenha melhor visibilidade das informações importantes.


De acordo com o Sr. Vicente Lopes, proprietário da fazenda Córrego das Flores, este trabalho pode ajudar a quantificar o valor de fato que a tecnologia entrega, ou seja, como ele, na posição de cliente, tem o retorno do investimento feito em máquinas e tecnologias. Acredita que as boas práticas de manejo do solo associadas ao manejo operacional das máquinas podem contribuir no aumento da produtividade média das lavouras. Sr. Vicente vem intensificando o uso das tecnologias de agriculturas de precisão na sua fazenda para identificar as áreas de maior e menor produtividade, nesta safra 23/24 utilizou a plataforma da DataFarm, plataforma essa que tem como principal objetivo o aumento na eficiência agrícola dos produtores.


Para se calcular a eficiência agrícola é necessário entender melhor como está o perfil de solo e para uma avaliação mais detalhada foi realizada amostragens de até 1 metro de profundidade. Ao longo do ciclo produtivo da soja, para auxiliar o Sr. Vicente nas tomadas de decisões, foram utilizada duas ferramentas da DataFarm: para a janela de semeadura, utilizada antes da safra, para avaliar a melhor janela de plantio, a fim de se obter os melhores potenciais produtivos, e a ferramenta do YieldGap, utilizada pós a safra, que demonstra ao produtores os gaps de produtividade que ele teve ao longo da safra, para auxiliar nas tomadas de decisões para as safras seguintes e consequentemente buscar o aumento da eficiência agrícola.


Nosso agradecimento ao time de Vendas e Pós Vendas Conectado da Maqnelson e aos parceiros Sr. Vicente Lopes Junior, Sebastião André e toda a equipe da Fazenda Córrego das Flores que abriram suas porteiras para que pudéssemos reunir e mostrar tudo que a tecnologia e conectividade é capaz de agregar em todas as etapas do ciclo produtivo.


Por Micaele Simões e Julio Cesar Martins















52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page