top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Maqnelson e Senai realizam seminário sucroalcooleiro no pontal do triângulo

Atualizado: 4 de nov. de 2021



O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Ituiutaba - MG, realizou nos dias 26, 27 e 28 de outubro, a semana sucroalcooleira. Uma parceria com a Maqnelson, SIAMIG, Parker e SKF Brasil/Encopel.


O seminário reuniu profissionais de diversas áreas produtivas do setor sucroalcooleiro, promovendo aprendizado através de mini cursos, palestras e o compartilhamento de informações entre palestrantes e participantes. As ações buscaram ampliar o conhecimento com as inovações e tendências, identificando oportunidades e parcerias para um melhor desenvolvimento de soluções que contribuam para o aumento da competitividade do setor.


Com uma programação diversificada foram abordados assuntos como: automação, tecnologia, aplicações, indústria 4.0, otimização – a melhor performance operacional das colhedoras de cana, além de noções básicas de tratorista para mulheres, visando a força feminina no campo que cresce como forte tendência.


📸 Veja os melhores momentos:








O Brasil é o maior produtor mundial do complexo sucroalcooleiro, exercendo a liderança em todos os segmentos: cana-de-açúcar, açúcar e álcool. A produção brasileira de álcool expandiu-se muito a partir do Proálcool e da mistura obrigatória do produto com a gasolina. Este fato, somado a evolução da pesquisa agrícola, proporcionou uma competitividade brasileira em açúcar e álcool muito elevada.


O Brasil exportou açúcar para mais de 100 países em setembro de 2021. O principal destino foi a China que respondeu por 423,59 mil toneladas (16,7% do total), US$ 137,10 milhões (-18,6%).


O complexo sucroenergético ficou na quarta posição entre os setores exportadores do agronegócio, com US$ 964,99 milhões em vendas externas (-10,1%). Principal produto, o açúcar foi responsável por 87,0% das exportações do setor. Volume de açúcar com embarque programado se aproxima de 2 milhões de toneladas. A expectativa é que sejam colhidos 592 milhões de toneladas, representando um volume de cerca de 62 milhões de toneladas na Safra 2021/2022.


Os dados completos sobre o 2° Levantamento da Safra 2021/22 de cana-de-açúcar e as condições de mercado deste produto podem ser conferidas no Boletim de Safra da Cana-de-Açúcar da Companhia Nacional de Abastecimento ( CONAB).











Por: Idaliana Freitas


















94 visualizações0 comentário
bottom of page