Alvorada, produtora de grãos no Triângulo Mineiro, investiu em tecnologia e conectividade para acompanhar o desempenho de cada equipamento em tempo real.
Da enxada à máquina que trabalha sozinha na fazenda. Do cálculo feito com papel e caneta à plataforma que acompanha o desempenho durante a operação. Da agricultura convencional à conectividade na lavoura em tempo real. De fato, o agronegócio mudou.
Um exemplo dessa mudança da agricultura convencional para a 4.0 é a Fazenda Alvorada, produtora de grãos em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. Guilherme Lopes de Almeida, produtor rural e gestor da fazenda, diz que na propriedade o investimento em máquinas agrícolas sempre foi uma prioridade.
No campo, o equipamento trabalha de forma autônoma. A inteligência desenvolvida no maquinário permite a aplicação em taxa variável, seja para insumos ou mesmo no plantio. O gerente da fazenda, Élcio Santos, fala sobre a satisfação de trabalhar com veículos modernos. “O trator hoje é melhor que carro no conforto. Realmente, o sentimento que eu tenho é que a gente trabalha o dia inteiro, chega em casa e está satisfeito com o que fez, ao ver que o resultado foi bom e foi bem feito”.

Comments