top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Caravana Embrapa FertBrasil percorrerá 48 polos produtivos em todo país

Atualizado: 18 de mai. de 2022

Na caravana, produtores serão orientados sobre o uso eficiente dos fertilizantes e insumos no campo e boas práticas agrícolas.


A Caravana Embrapa FertBrasil percorrerá 48 polos produtivos em todo país, e seguirão as épocas de plantio de cada polo e a logística de deslocamento dos pesquisadores que farão as palestras para técnicos e lideranças rurais.


A Caravana vai percorrer mais de 40 cidades de dez macrorregiões brasileiras, com o objetivo de promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.


A expectativa é beneficiar mais de 20 mil produtores e oferecer capacitação digital para mais de 10 mil profissionais, com impacto em mais de 70 milhões de hectares de áreas agrícolas. A ação está dentro das medidas de curto e médio prazo do Plano Nacional de Fertilizantes, lançado pelo Governo Federal para reduzir a dependência externa por importação de produtos e tecnologias, situação agravada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.


Para a ministra Tereza Cristina, em seu último dia como ocupante do cargo, a importância da Caravana para o enfrentamento do atual cenário mundial reforça a oportunidade de agregar informações ao Observatório da Agricultura.


“É a chance para aproveitar tantos profissionais percorrendo o país para que tenhamos mais informações que permitam cruzamentos e projeções relacionadas à safra brasileira, insumos e próximos problemas, para que estejamos sempre à frente do que possa acontecer”, disse.


Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o momento é de dificuldade relacionado à importação de fertilizantes.


“Isso gera uma demanda crescente que já vinha aumentando nos últimos tempos, em função da crise energética da China e do aumento do consumo de fertilizantes no Brasil, da ordem de 10%”, comentou. “A Embrapa, com a supervisão do Mapa, então, definiu uma ação de curtíssimo prazo, que estamos iniciando agora no mês de abril para contribuir com ações estratégicas em benefício do agro”, disse .

“Estimamos que o aumento de 10% da eficiência do uso de fertilizantes pode resultar numa economia, segundo nossos cálculos, de até 1 bilhão de dólares na próxima safra, em custos diretos ao produtor rural”, completou.

Representando o Grupo de Trabalho que construiu o projeto da Caravana FertBrasil, o pesquisador José Carlos Polidoro, da Embrapa Solos, apresentou informações técnicas sobre a ação.


“O cenário é uma tempestade perfeita que vem se formando nos últimos 20 anos no Brasil, em que a demanda aumentou 300% no consumo de fertilizantes – o que é bom -, mas a nossa produção nacional de fertilizantes encolheu 30%, nos levando a importar em 2021, 90% dos fertilizantes usados no país”, explicou.

Ele destacou ainda que as medidas não são reações à pandemia da Covid-19, à crise de abastecimento e ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. “Nós nos antecipamos a isso”, afirmou. Polidoro lembrou ainda que o Plano Nacional de Fertilizantes tem diretrizes e objetivos, metas e ações em que a Caravana poderá ajudar em, pelo menos, cinco objetivos estratégicos.


A Caravana vai começar pelo Mato Grosso Sul e por São Paulo. Em seguida, irá para: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Amazônia, Rio de Janeiro e Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia).


Sobre o conteúdo técnico da Caravana, Polidoro destacou o recém-lançado documento orientador da aptidão agrícola das terras do Brasil e o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, ferramentas de uso contínuo e fundamental que mostram como e onde plantar.


“O grande ponto dessa iniciativa são as boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes. Vamos levar informações sobre as novas metodologias para suprimento de nutrientes, ou seja, o que funciona e o que não funciona para o agricultor investir”, explicou, acrescentando ainda as soluções digitais refinadas que auxiliam o produtor a aumentar a eficiência no campo e as tecnologias sustentáveis.


As parceiras do projeto são Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), Senar, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Rede ILPF.


Por onde a Caravana vai passar?


A Caravana Embrapa FertBrasil vai percorrer os principais polos produtores do país, com 48 eventos presenciais nos seguintes territórios:


Rio Grande do Sul e Santa Catarina Pelotas (RS), Santa Maria (RS), Três de Maio (RS) e Passo Fundo (RS) Chapecó (SC), Campos Novos (SC), Canoinhas (SC) e Itajaí (SC).


Mato Grosso do Sul e São Paulo Dourados (MS), Chapadão do Sul (MS), Assis (SP) e Ribeirão Preto (SP).


Paraná Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Guarapuava.


Minas Gerais Uberaba, Patos de Minas, Unaí e Passos.


Mato Grosso e Rondônia Sinop (MT), Campo Novo dos Parecis (MT), Primavera do Leste (MT), Querência (MT) e Vilhena (RO).


Goiás e Distrito Federal Rio Verde (GO), Uruaçu (GO) e PAD-DF.


Matopiba Luís Eduardo Magalhaes, na Bahia; Palmas, Guaraí ou Pedro Afonso, em Tocantins; Uruçuí e Balsas, no Maranhão; e Bom Jesus, no Piauí.


Amazônia Redenção (PA), Paragominas (PA) e Santarém (PA); Boa Vista (RR); e Macapá (AP).


Sealba Rio Real, na Bahia; Platô de Neópolis, em Sergipe; e Arapiraca e Coruripe, em Alagoas.


Rio de Janeiro e Espírito Santo Nova Friburgo (RJ), Tanguá (RJ),Campo de Goytacazes (RJ) e Domingos Martins (ES).


A Caravana terá como ponto de partida a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e passará depois, no dia 12 de maio, por Chapadão do Sul, e no final do mês por algumas cidades paulistas.


Em junho e julho, cinco caravanas passarão por cidades mineiras: no dia 8 em Sete Lagoas, no dia 28 em Unaí, no dia 30 em Pato de Minas; Passos (Embrapa Milho e Sorgo) no dia 6 de julho e Uberaba no dia 7 de julho.


De 25 a 29 de julho, edições da Caravana serão realizadas nas cidades de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo no Rio Grande do Sul; e de 8 a 12 de agosto, nas cidades de Chapecó, Campos Novos e Canoinhas, em Santa Catarina.


As datas das próximas caravanas ainda não estão definidas pela Embrapa, mas seguirão as épocas de plantio de cada polo até o final do ano e a logística de deslocamento dos pesquisadores que farão as palestras.


A Caravana Embrapa FertBrasil já recebeu um aporte financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor de R$ 1,6 milhão. A Rede ILPF, uma das patrocinadoras da Caravana, confirmou o aporte de R$ 250 mil para apoiar também a realização dos eventos.


Esta será a segunda caravana itinerante realizada pela Embrapa. Entre 2013 e 2015, a empresa percorreu também os principais polos produtivos do país para divulgar soluções tecnológicas para controlar a lagarta Helicoverpa armigera, praga exótica que invadiu o território brasileiro causando fortes prejuízos para as principais culturas agrícolas.


Planejamento estratégico: De acordo com o coordenador da Caravana Embrapa FertBrasil, Paulo Galerani, cada polo escolhido terá uma cidade como referência, mas técnicos das cidades vizinhas serão chamadas para participar.


Ele também ressalta que as datas das primeiras caravanas serão divulgadas nos próximos dias, quando todo o planejamento e a logística de deslocamento dos pesquisadores estiverem concluídos. E também frisa que, à medida que novos patrocinadores e apoiadores da ação forem definidos e alocarem mais recursos financeiros, novas localidades poderão ser incluídas no decorrer de toda a Caravana, que será realizada até o final de 2022.


"Nosso objetivo é sensibilizar as lideranças ligadas às cadeias produtivas da agropecuária, além de técnicos, consultores e multiplicadores, para que o Brasil possa superar a crise dos fertilizantes por meio de capacitação e troca de conhecimentos sistematizados entre os institutos de pesquisa e o setor produtivo, estabelecendo um diálogo da pesquisa com o agronegócio no Brasil, propondo soluções tecnológicas para cada um desses 48 polos agrícolas", explicou Celso Moretti, presidente da Embrapa.

Segundo ele, a caravana itinerante vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional, promover uma economia de até 20% no uso dos fertilizantes no Brasil, já na safra 2022/23.


As estratégias de manejo de solo e água para o uso racional de fertilizantes serão sistematizadas pela Embrapa em módulos de uma palestra padrão adaptada às diversas condições dos biomas brasileiros, que deverão nivelar e customizar as informações para cada uma das regiões produtoras do país. Ao final das apresentações em cada polo produtivo, será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região. Em algumas regiões, será demonstrada a eficiência de algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa por meio de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica.


As atividades presenciais serão voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, e produtores líderes, pretendendo atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa e parceiros que integrarão cada Caravana.


Após cada passagem da Caravana em uma macrorregião agrícola, a Embrapa modulará digitalmente o conhecimento sistematizado para alimentar um hotsite e contribuir para construção de uma ampla plataforma digital de conhecimento sobre o tema, que poderá ser ofertado a multiplicadores de referência, tais como CNA/SENAR, EMATERs e cooperativas agroindustriais.


Essa modelagem da Caravana Embrapa FertBrasil vai envolver capacitações presenciais nas diversas regiões produtoras pelo Brasil, mas serão ofertadas também capacitações virtuais, pós-caravana, a produtores, lideranças rurais e técnicos, utilizando o sistema e-Campo da Embrapa ou outras ferramentas de treinamento disponíveis. A empresa está neste momento buscando patrocinadores junto à iniciativa privada e ao setor produtivo para viabilizar esse segundo momento. Interessados em participar da iniciativa podem procurar depd@embrapa.br.



Por: Idaliana Freitas

Com as informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).





51 visualizações0 comentário
bottom of page