• Maqnelson John Deere

Agricultura 4.0: mais eficiência e maior rendimento. A tecnologia inovando na pulverização


Os produtores buscam ter a melhor qualidade de aplicação em suas lavouras com suas máquinas sempre otimizadas para obterem o melhor aproveitamento, e para isso vêm utilizando cada vez mais as tecnologias disponíveis nas máquinas John Deere para realizar a gestão da sua operação.



A aplicação de defensivos é fundamental para o controle de pragas na lavoura, sejam plantas daninhas, insetos ou doenças, pois o produtor busca sempre conseguir o máximo potencial produtivo da semente plantada. Além disso, por ser uma operação que normalmente ocorre mais de uma vez durante a mesma safra, a redução de custos da operação garante o aumento da lucratividade da sua operação.


Para conseguir extrair o máximo dessas informações disponibilizadas, alguns clientes contratam o plano de Suporte Conectado Maqnelson, e vêm notando a evolução no desempenho operacional das suas máquinas, com auxílio dos relatórios gerados pelo Centro de Soluções Conectadas Maqnelson (CSC). Este relatório contém informações de dados operacionais e agronômicos, disponíveis no JDLink e OperationsCenter, além de sugestões de otimização da máquina e da operação para aumentar o rendimento operacional com menor custo possível.


Veja a seguir alguns benefícios que os clientes estão tendo com a adoção deste sistema e com apoio dos serviços do Centro de Soluções Conectadas Maqnelson:


1. Controle de qualidade de aplicação: através da observação dos mapas de aplicação é possível verificar se a operação realizada pela máquina obteve a qualidade esperada, ou seja, se foi aplicado à quantidade necessária do produto em toda a área, se nenhuma área deixou de ser aplicada ou recebeu aplicação incorreta e se não houve sobreposição de aplicação.



Por exemplo: com está imagem do mapa acima é possível observar que houve uma aplicação consistente em toda a área do pivô e que foi possível alcançar a taxa alvo de aproximadamente 160.


2. Redução do consumo de combustível: é obtido a partir do controle adequado da rotação do motor durante a operação, manobras e transporte das máquinas. Reduzir a rotação em transporte, para média rotação, evitar deixar a máquina ligada em marcha lenta em momentos desnecessários e uso da tecnologia do Field Cruise, que possibilita trabalhar com uma rotação fixa, compensando o RPM do motor para manter o valor definido independente da carga aplicada, vem proporcionando uma grande economia no consumo de combustível dos pulverizadores. Em alguns casos, esta economia chega a 10%.


3. Uniformidade de aplicação: evitar sobreposição de aplicação e garantia de que o produto será aplicado em toda a área. Isso ocorre graças ao monitoramento de uso de todas as tecnologias disponíveis na máquina durante as operações.


· Veja o exemplo abaixo: Ao observar a imagem é notável que há passadas não uniformes, pois o autotrac estava inativo. Isso levou a uma sobreposição da aplicação, gasto desnecessário de produto, pisoteio e aumento de consumo de combustível. Assim, o cliente foi informado através dos dados apontados que por estar subutilizando o autotrac existiam diferentes taxas de aplicação e falhas no meio da lavoura.


ACOMPANHE:



4- Após ser informado: através do relatório, o cliente passou a utilizar o autotrac, conseguindo melhorar a qualidade de sua aplicação, além de reduzir o pisoteio, a fadiga do operador e auxiliar a economia de combustível. Como pode ser notado na imagem abaixo, na próxima aplicação na mesma área, com a utilização do autotrac, as falhas de aplicação foram reduzidas drasticamente.


OBSERVE:



  • Controle de seção em todas as aplicações: esse sistema utiliza as informações do dispositivo de posicionamento global (GPS) para ligar e desligar as seções do implemento e reduzir a sobreposição de áreas previamente aplicadas.

  • Ela também pode ser usada para dar referência dos limites internos e externos do campo. A Seção de Controle da John Deere controla automaticamente as seções do implemento, conforme o implemento atravessa os limites estabelecidos. A redução de sobreposição diminui a quantidade total do produto usado no campo para economizar o dinheiro do produtor reduzindo os custos de produção para a operação agrícola, por isso o ideal é utilizar em 100% do tempo.


Para obter resultados ainda melhores é possível integrar outras tecnologias na pulverização, como o Sistema de Controle de Pontas - ExactApply™ .


O ExactApply realiza a troca automática de pontas de acordo com a variação de velocidade de aplicação, mantendo o tamanho de gota e pressão constante.


Assim, essa tecnologia garante maior qualidade de aplicação e melhor cobertura de insumos, independente da topografia ou formato do talhão.


Através do sistema individual de pulsos é possível variar a vazão ao longo da barra em curvas, mantendo a mesma taxa de aplicação por metro quadrado. Isso reduz o desperdício de produto e evita que a cultura seja queimada.


Para saber mais sobre essa tecnologia que otimiza cada gota da sua operação, fale com o time de especialistas do Centro de Soluções Conectadas.


Conte com a gente e fique conectado: 0800 - 942 - 2961

93 visualizações0 comentário