• Maqnelson John Deere

A Era do Pós-venda Digital na Agricultura

Atualizado: 20 de abr.



Máquinas inteligentes, conectadas, dados em tempo real e digitalização estão nos levando a uma nova era de serviços e suporte com foco em eficiência e produtividade. Estamos na era digital do pós-venda na agricultura!


Vale reforçar que ter tecnologia disponível não é suficiente para sermos digitais. Ser digital está relacionado com mudança de cultura e, por isso, essa transformação precisa vir acompanhada por novos processos, capacitações, estruturas (físicas, de sistemas, de pessoas, etc.) e, até mesmo, pela adaptação do modelo de negócio.

Pesquisa realizada ano passado pela Embrapa, Sebrae e Inpe, mostrou que os produtores rurais do Brasil aderiram muito bem à essa cultura digital. Dos entrevistados, 84% utilizam pelo menos uma tecnologia digital no processo produtivo.


Dentre as principais aplicações das ferramentas virtuais destaca-se: 66,1% para obter informações e planejar a atividade; 43,3% para gestão da propriedade; 40,5% para compra e venda de insumos e da produção; 32,7% para mapear e planejar o uso da terra; e 30,2% para previsão de riscos climáticos. E ainda, 95% dos respondentes demonstraram interesse em obter mais informações sobre a agricultura digital.


Dentro deste cenário, crescem consideravelmente as oportunidades para o pós-venda digital - que se dá pela combinação de dados e inteligência artificial para prever (e até gerar) demandas que agreguem valor ao negócio de toda a cadeia produtiva do agro.


Esta leitura inteligente dos dados nos ajuda no desenvolvimento de ferramentas para potencializar nosso atendimento e oferecer melhores soluções às demandas dos clientes.


O Suporte Conectado consiste em uma solução de serviços conectados, proativos e digitais, através de ferramentas únicas focadas em disponibilidade e performance dos equipamentos.


O grande destaque é o Expert Alert, que utiliza a tecnologia para interpretar os dados das máquinas e entregar o que chamamos de manutenção preditiva digital. Através do machine learning (aprendizagem de máquina), estes dados são combinados com uma variedade de sintomas e fatores e cria-se uma regra que identifica uma potencial falha no equipamento. Assim como é possível predizer essa falha, é possível evitá-la!



Aperte o play e confira o depoimento do cliente Maqnelson e a sua experiência com o Expert Alert:




Dessa forma, sempre que a máquina atender estas regras pré-configuradas, o Expert Alert é disparado para o concessionário, que recebe uma solução pronta e em poucos passos. Este novo modelo de suporte é disruptivo, pois mesmo antes de o operador perceber a falha, o concessionário já está com a solução em mãos. Por isso, a cultura digital e a compreensão dos benefícios da tecnologia pelo cliente são tão importantes.


E o pós-venda digital vai além de surpreender o cliente com a solução de uma falha que ainda nem ocorreu. Utilizar a inteligência artificial significa:


  • Se antecipar às demandas do cliente e selecionar as soluções disponíveis;

  • Facilitar o acesso do cliente às soluções que ele precisa para gerenciar seu negócio;

  • A evolução do atendimento ao cliente para alcançar o modo proativo mais rápido.


As demandas por soluções digitais tendem a crescer no agro de forma acelerada. Um indicador importante desta tendência é o crescimento de máquinas agrícolas conectadas, que dobrou no último ano na América Latina, de 9 mil para 18 mil, aproximadamente. Quanto mais máquinas inteligentes, mais informações sendo processadas e, portanto, maior será a demanda por assertividade nas soluções.


Temos uma grande oportunidade de fortalecer a sua confiança na nossa marca, através de um pós-venda que o ajude na gestão das operações com foco em produtividade e redução de custos.

Nosso grande desafio agora é nos mantermos preparados para atender a essas demandas e sermos flexíveis para nos adaptar às constantes (e cada vez mais rápidas) mudanças do mercado.


🤠 Conheça mais sobre todas as soluções disponíveis no nosso ecossistema:

👉0800 - 942 - 2961



Por: Idaliana Freitas

com as informações Conecta Deere






31 visualizações0 comentário