• Maqnelson John Deere

A importância da ITM e as suas fases: termografia e perfil de carga



Você conheceu mais sobre as fases da ITM e a importância desse conjunto de técnicas que inspeciona a saúde das máquinas. Agora vamos de mais uma dica especial de dois programas super importantes da Inspeção Total de Máquina – ITM, que é a termografia e o perfil de carga.


Para manter seu equipamento performando com sucesso, fique ligado nessas dicas:


1 - Termografia: o excesso de calor prejudica as propriedades eletrônicas e de metais. A termografia possibilita minimizar esses danos e a evitar grandes problemas com mapeamento da temperatura, permitindo identificar variações anormais no componente com os recursos da câmera termográfica e o infravermelho, que captam a temperatura através das cores e com isso identifica rapidamente qualquer anormalidade.

E fique sabendo que a termografia não interrompe a sua produção, nem desmonta o seu maquinário. Por isso, é uma das alternativas mais utilizadas, além de cortar custos, identificar e reparar avarias elétricas precoce, auxilia também na economia do tempo. Veja alguns dos benefícios:


  • Minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva;

  • Maximiza a vida útil do equipamento;

  • Aumenta a produtividade;

  • Aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva;

  • Redução no estoque de peças sobressalentes;

  • Reduz os riscos de incêndio.


A câmera de termovisão transforma uma radiação infravermelha invisível ao olho humano em uma imagem visível. Detecta a energia emitida por um objeto, modifica a frequência da energia recebida e produz uma imagem correspondente.

Acompanhe os exemplos:


1 2 3 4


  • Nas figuras 01 e 02 se têm a imagem de um rolamento. Ao realizar a fotografia é gerada tanto a foto na luz visível quanto a foto em infravermelho, para identificar a faixa de temperatura do componente.


  • Nas figuras 03 e 04 têm-se a imagem de uma caixa de fusíveis e relés. A termografia é muito eficiente para encontrar problemas em dispositivos elétricos.


2- Perfil de carga: Permite avaliar a rotação x carga do motor, auxiliando a otimizar as condições operacionais do equipamento e reduzir o consumo de combustível. É gerado um relatório inicial no equipamento, que informa a quantidade de horas trabalhadas pelo equipamento em determinada rotação e carga no motor. Com essas informações iniciais é gerado um segundo relatório contendo gráficos para melhor compreensão dos resultados. Veja o demonstrativo:



Nas figuras o exemplo de um relatório final do perfil de carga, em que são mostrados os gráficos analisados para otimizar o equipamento.


Como você acompanhou, a manutenção preditiva é imprescindível para um ótimo resultado na sua operação, garanta maior disponibilidade do seu equipamento e mantenha a conservação do seu maquinário em dia.


Continue seguindo a gente, tem mais dica para você atingir a máxima eficiência. O próximo tema vamos falar sobre os testes interativos. Para saber mais continue ligado na programação.


Conte com o time Maqnelson! Aproveite e agende já o seu orçamento. Central de atendimento: 34 3291-1259

6 visualizações0 comentário