top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Pesquisa da Embrapa aponta a importância da Integração lavoura-pecuária-floresta na saúde animal


Imagem: Freepik

A resposta imunológica de novilhas Nelore em Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (lLPF) a um antígeno foi maior do que a resposta de animais em pastagem solteira. O resultado obtido em pesquisa realizada na Embrapa Agrossilvipastoril (MT) ajuda a entender a dinâmica de verminoses no rebanho em diferentes sistemas produtivos.


Além disso, pode ser extrapolado para outras doenças e parasitoses. O trabalho feito em parceria com Associação dos criadores de Mato Grosso e a Associação dos criadores do Norte de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), fecha um ciclo de pesquisa sobre a sanidade animal relacionada aos nematóides. Além disso, abre novas perspectivas sobre o manejo do rebanho nas propriedades rurais.


“A Fazenda pode ter módulos diferentes, para categorias de animais. Se não for de interesse arborizar a fazenda toda, que tem uma área com árvores onde pode-se deixar os animais mais jovens”, afirma o pesquisador da Embrapa Luciano Lopes.

Resultados anteriores obtidos no mesmo experimento já demonstraram que novilhas Nelore em sistemas ILPF ganham mais peso e possui maior precocidade sexual.


“Na parte reprodutiva, vimos que há diferença entre os sistemas. Então é um ganho triplo. O ganho de peso por si só, o ganho de peso influenciando a precocidade sexual e, paralelamente, a melhor resposta imunológica. Para as novilhas, principalmente, seria bem interessante usar sistema ILPF” avalia o pesquisador.

O estudo mostrou que embora existam mais larvas de nematoides na fase da vida livre nos sistemas silvipastoris, as novilhas, nesses locais, apresentaram menor infestação de parasitos. Além disso, foi constatado que quando se avalia a ocorrência de verminoses ao longo do ano, a alta ou baixa incidência ocorre sem diferença significativa provocada pelo sistema produtivo.


Dessa forma, animais criados em pasto a pleno sol ou em sistemas sombreados com árvores não precisam receber protocolos diferentes de vermifugação.


Por: Idaliana Freitas

com as informações John Deere Conecta


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page