• Maqnelson John Deere

John Deere e Claro conectarão 15 milhões de hectares em 2021

A agricultura 5.0 chegará ao campo em 2021, com máquinas agrícolas capazes de gerar e analisar dados em tempo real. É o que promete a parceria da John Deere com a operadora Claro, que lançaram, o sistema Campo Conectado. O projeto pretende conectar 15 milhões de hectares em propriedades rurais do Brasil em 2021.


“Este é um divisor de águas no campo da conectividade e digitalização do agronegócio brasileiro. Essa jornada da agricultura de precisão não começou agora, mas tudo só funciona em tempo real se tiver sinal de internet. Hoje, vamos mudar de patamar, mostrar que o agro pode ser digitalizado e muito rapidamente”, enfatiza o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann.

A Claro entrou na parceria com a missão de ampliar os 85 milhões de hectares em zonas rurais que já atende atualmente em todo o país por meio da rede 4G, além da tecnologia que permite maior expansão de sinal por antena. A operadora instalará torres para conectividade no campo onde houver demanda nas áreas agrícolas - cada uma, segundo a Claro, tem um alcance para conectar até 60 mil hectares.

O produtor rural não terá custos para a implantação do sistema na sua propriedade. A contratação do serviço custará R$ 20 por hectare ao ano. Para usar a internet, basta ter um modem específico instalado nas máquinas.

Desde 2015, a John Deere dispõe de máquinas saindo de fábrica com modens para a conectividade rural, embora nem todas façam isso em tempo real pela dificuldade de acesso à rede de internet. Hoje, já existem cerca de 20 mil que podem ser conectadas imediatamente.


“Onde existir uma demanda em área agrícola e for economicamente viável para a instalação dessa antena, será implantada”, ressalta Rodrigo Bonato, diretor de marketing de produto para a América Latina da John Deere.

Segundo ele, além dos benefícios relacionados à tomada de decisão por parte do produtor em tempo real, seja no plantio ou na colheita, evitando perdas e redução de produtividade, o novo sistema também irá desbloquear outros pontos para o agronegócio brasileiro, revolucionando o sistema de acesso ao crédito rural e seguro rural.


“A conectividade é um desafio no interior do Brasil. A Claro tem o compromisso de expandir o sinal no campo”, pontua José Felix, CEO da operadora, durante coletiva de imprensa de anúncio da parceria.

Atualmente, a Claro já cobre 85 milhões de hectares no interior do País, incluindo nestes números estradas e outras áreas não produtivas. Os 15 milhões de hectares previstos para 2021 serão exclusivamente de áreas produtivas.


“Imagine uma situação em que você precisa botar cinco sementes por metro linear, mas por algum erro estão indo apenas quatro. Com gestão em tempo real, podemos voltar e corrigir a operação no mesmo momento, aumentando a produtividade”, exemplificou Rodrigo Bonato, diretor de tecnologias inteligentes da John Deere.

Na Maqnelson a conectividade é uma realidade que vem sendo explorada e ampliada, com soluções proativas para tornar as máquinas ainda mais produtivas. O Suporte Conectado Maqnelson tem viabilizado maior acessibilidade, disponibilidade de equipamento no campo e maior precisão alavancando máxima produtividade, tudo isso com os recursos da tecnologia que tem inovando o campo.

Venha conhecer os planos de monitoramento que o Suporte Conectado Maqnelson tem para uma gestão agrícola de sucesso. Garanta maior rentabilidade nos seus negócios fazendo um ótimo gerenciamento com recursos simples, disponíveis e que cabem na palma da sua mão.

Além das informações para tomar as melhores decisões, você também poderá integrar seus parceiros, compartilhando informações para melhores definições no seu negócio.



Saiba mais, entre em contato com o nosso time especializado em agricultura de precisão através: 0800 942 2961 e confira as condições exclusivas para você. Pode contar com a gente, temos a solução que você precisa, te esperamos!


13 visualizações0 comentário