top of page
  • Foto do escritorMaqnelson John Deere

Alcançando a Máxima Produtividade: A Importância da Uniformidade na Emergência da Lavoura - Parte 2




Estratégias para minimizar os efeitos de compactação e encrostamento


Apesar de ter uma ação bastante negativa sobre a plantação, é possível minimizar os efeitos desses processos. É preciso, claro, cuidado para que o solo receba a atenção desde o início da semeadura.

 

Algumas técnicas conservacionistas como rotação de culturas, plantio direto ou cobertura do solo podem ajudar a reduzir os processos negativos. Além disso, o uso de equipamentos adequados garante a redução na compactação do solo.

 

Por fim, o controle de trânsito no local da plantação também ajuda a manter o solo em dia.


Impactos da Desuniformidade na Emergência no Rendimento de Grãos


AA emergência é uma fase crítica no desenvolvimento das plantas, pois esse é o período do plantio que inicia a competição por recursos e a exploração do ambiente. É nesse momento que a desuniformidade pode aparecer e é algo comum, que pode trazer impactos negativos.

 

Um estudo realizado no Brasil mostrou que a desuniformidade reduziu em 20% o rendimento da cultura do milho. Isso mostra que é preciso verificar as melhores ações para evitar que o problema se apresente.


Avaliação dos Efeitos na Competição das Plantas


A desuniformidade de emergência pode afetar drasticamente a competição entre plantas de várias maneiras. As que emergem primeiro podem ocupar mais espaços e absorver mais recursos que as que saírem mais tarde.

 

Além disso, essas plantas desenvolvem mais hormônios vegetais e crescem com mais saúde, tendo vantagem sobre as demais.


Capacidade de competição por água, luz e nutrientes


A desuniformidade pode afetar a capacidade de competição das plantas na busca por recursos para o desenvolvimento. As plantas que emergem primeiro podem ocupar mais espaço no solo e, dessa forma, ter mais acesso à água da irrigação.

 

O mesmo acontece na busca por luz. Com um desenvolvimento maior da área superior, as plantas que emergem depois podem ser bloqueadas e receber menos luz durante o desenvolvimento. É preciso tomar cuidado!


Estratégias para Melhorar a Uniformidade na Emergência


Apesar do impacto negativo da desuniformidade na emergência, existem estratégias que podem garantir uma maior uniformidade durante o plantio e desenvolvimento da planta.

 

  • Semeadura direta: essa técnica reduz a compactação do solo e pode melhorar a germinação;

  • Semeadura mecanizada: ela pode ajudar a precisar mais a semeadura e melhorar a uniformidade na distribuição das sementes;

  • Semeadura com distribuição localizada: com a disposição em pontos específicos do solo, essa forma de semeadura pode melhorar significativamente a uniformidade da germinação.


Relação entre Distribuição de Plantas e Espaçamento


Uma boa distribuição das sementes durante o plantio, gerando um espaçamento de qualidade, é um fator de alta importância para uniformidade da lavoura. Com maior espaçamento, a probabilidade de as plantas emergirem uniformemente é maior.

 

Além disso, a competição por recursos também se torna mais equilibrada. Com sementes plantadas com bons espaçamentos das linhas, o crescimento e o espalhamento se tornam mais iguais.

 

Um espaçamento reduzido entre as linhas pode melhorar a uniformidade da emergência e da distribuição das plantas na linha. Um estudo realizado no Brasil com milho mostrou que a redução do espaçamento de 80 cm para 40 cm aumentou a uniformidade da emergência em 15% e a produtividade em 10%.


Artigo redigido por Agência Marketing Start.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page