Uma maior produtividade durante o cultivo na lavoura necessita de diversos fatores para ser alcançada. Atenção e cuidado são essenciais para um crescimento com qualidade das plantas. Por conta disso, alguns fatores podem interferir e precisam ser levados em consideração.
Um desses fatores é a uniformidade na Emergência da lavoura.
A emergência uniforme é um processo fundamental para o desenvolvimento saudável das plantas. Trata-se de uma germinação quase que simultânea de todas as sementes de um cultivo. Dessa forma, todas podem competir de forma igual com ervas daninhas, além de reduzir o custo da produção e aumentar a eficiência da colheita.
Impactos e influências
Plantas que emergem de forma uniforme têm mais chances de desenvolver uma estrutura equilibrada, com caules e tamanhos semelhantes, além de garantir uma absorção de luz e nutrientes mais igual.
Essa uniformidade de produção e crescimento, pode trazer grandes benefícios para a safra como um todo. Alguns fatores podem ajudar a manter a uniformidade da plantação e afetam diretamente em como as plantas irão se desenvolver.
Fatores que podem afetar a uniformidade da emergência
Alguns pontos podem definir a uniformidade da emergência e definir um crescimento desigual ou equilibrado no plantio. Análises eficazes podem garantir que esses fatores afetem positivamente a lavoura.
Condições do solo
Um solo encharcado ou compactado pode interferir no crescimento das plantas. É preciso garantir um bom preparo antes de efetuar a semeadura, além de deixar uma textura que permita que as sementes se espalhem de forma igual e consigam adentrar o solo com a mesma qualidade.
Temperatura do solo
Além disso, uma análise da temperatura do solo é a forma ideal de garantir uma germinação de qualidade. Solos desequilibrados podem impedir que algumas das sementes se desenvolvam de forma saudável.
Profundidade da semeadura
Cada espécie de planta possui suas particularidades. E a profundidade de plantio é uma delas. É preciso respeitar a adequada para cada espécie. Semeaduras rasas podem ser bastante afetadas pelo sol ou chuva, já as muito profundas podem ter a germinação prejudicada.
Outro ponto a ser observado é a qualidade das sementes utilizadas. Elas determinam, também, uma boa germinação.
Influência de Herbicidas e Produtos Químicos
É notório que herbicidas e produtos químicos podem afetar diretamente a germinação das plantas. Eles são muito tóxicos para as sementes, assim como o solo pode ser afetado tendo sua textura e umidade alteradas.
· As sementes podem ter a germinação interrompida devido aos herbicidas;
· O desenvolvimento pode ser retardado, gerando desequilíbrio na lavoura;
· Plantas pode nascer com deformidades
Consulte sempre um engenheiro agrônomo antes de dar início a pulverização de produtos.
Selecione os herbicidas corretos para cada tipo de planta e condições do ambiente, assim como a aplicação precisa ser adequada e feita de maneira controlada. Por fim, evite o contato dos produtos com as sementes.
Compactação e Encrostamento do Solo
Alguns processos podem prejudicar a qualidade do solo e, dessa forma, reduzir a produtividade da lavoura.
A compactação é o aumento da densidade a partir de ação humana, trânsito de máquinas e o pisoteio de animais, além do manejo de equipamentos pesados. Já o encrostamento é a formação de uma cama dura e impermeável que impede que as plantas se desenvolvam e pode ser causada por chuva ou atividade humana.
Esses processos podem dificultar a infiltração da água no solo, impedindo que as plantas recebam os nutrientes necessários, enfraquecendo raízes e tornando impossível que a planta se desenvolva.
Além disso, com o solo dessa forma, aumenta o risco de pragas e doenças afetarem a plantação.
Clique aqui e leia a parte 2
Artigo redigido por Agência Marketing Start.
Comments